Pesquisar

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Rocky é o máximo! né, Adrian...

"Deixe-me te dizer uma coisa que você já sabe.O mundo não é um mar de rosas. É um lugar ruim e asqueroso. E não importa quão durão você é...ele te deixará de joelhos e te manterá assim se permitir.
Nem você, nem eu, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida. Mas não se trata de quão forte você pode bater. Se trata de quanto aguenta apanhar e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada!
Agora, se você sabe seu valor, vá e o conquiste. Mas deve estar preparado para ser atingido e não ficar apontando para os outros dizendo que não está onde queria por causa dele ou dela ou de qualquer um!
Covardes fazem isso, e você não é! Você é melhor que isso!"
Rocky Balboa, "O" Cara!
Quem nunca quis subir correndo a escadaria do Museu de Arte da Filadélfia, que pule este post.
Sem vergonha, admito: eu adoro Rocky Balboa e seus seis filmes (o 5º menos). O personagem criado por Sylvester Stallone é o melhor símbolo de superação da história do cinema, o mais pop e divertido ícone de autoajuda e o lutador mais inspirador existente na fusão dos mundos real e imaginário.
O mais legal é o paralelo entre criatura e criador. Rocky é a autobiografia de Stallone. Ator mediano, olhos caídos e voz abobada resultante de problemas no parto, ser humano desacreditado e motivo de piada, o Corinthians do cinema, Sly venceu tarde e por teimosia.
Escreveu o roteiro de Rocky, um Lutador e insitiu em protagonizar enquanto nenhum estúdio aceitava sua presença no filme. Quando conseguiu, virou campeão de bilheteria, ganhou Oscar de melhor diretor e melhor filme. É ou não superação?   
O filme de 1976 é, notadamente e declaradamente, uma analogia de sua vida. Lutador mediano, sem grandes chances na vida, que agarra a oportunidade de lutar com um grande campeão - onde seria um joguete para promoção do campeão apenas - e a usa como um colete salva vidas no meio do naufrágio. Metaforicamente, o filme era este colete na vida de Sly..
A partir de então, Stallone construiu uma carreira vitoriosa e de sólida. Goste ou não do estilo violento, é preciso respeitar o portifólio do cara. Rambo, Cobra, O Demolidor, Os Mercenários. Tentou comédias. Obteve vários sucessos, mas Rocky sempre foi o personagem preferido de Sly, óbvio. E a série continuou com sucesso até o lendário Rocky IV, quando o lutador enfrenta um boxeador russo tipo "máquina da morte" no auge da guerra fria. É deste filme um dos discursos mais legais, no qual Rocky conclama russos e norteamericanos a se entenderem.


Inspiração

A fórmula de Rocky é simples: o contexto dramático onde tudo sai errado, a reviravolta - geralmente inspirada por sua musa Adriaaaaan - o clipe fantástico de treinamento e a luta, sempre apoteótica. E funciona, como funciona! O coração de Stallone surge na ingenuidade e na força do personagem, tornando a obra uma das mais inspiradoras do cinema. Você assiste Rocky e tem vontade de sair enfrentando tudo e todos que te aporrinham!
Tudo foi perfeito até Rocky V. O único filme sofrível da série "coincide" com o início da decadência da carreira de Stallone. A franquia parecia acabada. Quando ele anunciou Rocky Balboa - ou Rocky VI, popularmente referido, a piada pronta rendeu descrédito geral.
E once e again, o cara foi lá e calou a boca de todos - até a minha. Rocky Balboa é o melhor filme de todos. É uma celebração do personagem, do ator, uma homenagem aos fãs. É não só é muito bem feito, como é tocante, emocional e faz você pensar sobre sua trajetória pessoal. Lembrar não só dos filmes anteriores, mas das surras que levou da vida. 
E novamente é a metáfora do momento de Sly. Praticamente sem projeção, ele insite em retomar o que o fez ser grande e sair do ostracismo. Mais uma vez como zebra, Rocky mostra por meio de alguns diálogos, sua relação com a fama e a vontade de retomar tudo o que foi. São frases chaves como "Você mostra que o coração é o que envelhece por último"; "Não sabia que seria tão difícil abandonar tudo isto". Além, claro, do grandioso discurso para o filho (acima destacado): "Se trata de quanto você consegue apanhar e continuar seguindo em frente".

O clipe de treinamento - referencial para grande parte dos filmes de esportes daí em diante - envolve métodos de treinamento que Rocky usou em todos os filmes anteriores, claro, acabando no alto da escadaria do Museu de Arte, agora na companhia de um cão vira-lata adotado de um abrigo, o Soco. E Stallone cai de vez nas minhas graças por tocar neste tema.
A luta final é catártica, apoteótica e te faz levantar e gritar: Vai Rocky!!!!!! É puro coração. Um final super digno para um personagem fudamental para a cultura pop. E para muitos da minha geração.
Rocky não ganha a luta. Como no primeiro filme, o que importa é a superação, no caso, chegar ao último round batendo forte, mostrando que continua tendo capacidade de apanhar e levantar. E uma frase do filho durante a luta dá o recado para todos que tripudiaram sobre a realização do filme: "Ninguém ta rindo agora, pai".
E se, por acaso, e já li algo por aí, surgir Rocky VII, eu volto para o cinema correndo, com o mesmo ímpeto que subiria a escadaria famosa. Com certeza. Rocky Forever!




Curiosidades 
  • Não, o ator que faz Apollo Creed não é o mesmo que faz Lando Clarissian em Star Wars.
  • O cão de Rocky no prmeiro filme era dele mesmo. Também no filme, aparecem o pai e o irmão do ator.
  • Os estúdios queriam Ryan O Neal para fazer Rocky.
  • Alguns personagens são brevemente retomados em Rocky Balboa, como o lutador Spider - da primeira luta de Rocky I - e a pequena Marie.
  • O ator Milo Ventimiglia foi escolhido por Sly para interpretar o filho de Rocky por ter também o chamado fórceps morto, ou boca torta.
  • O filho de Stallone, Sage Satallone interpretou o filho do boxeador em Rocky V.
  • Antonio Tarver, intérprete de Mason Dixon, campeão mundial de meio-pesados, se afastou dos ringues em 2006 para interpretar Dixon.

Clipe com vários momentos dos treinamentos de Rocky, sempre ponto fundamental e empolgamente dos filmes


Vários momentos da saga, ao som de Eye of the Tiger, outro ícone da série

Clipe dos créditos de RB, com o povo se acabando ao subir a lendária escadaria. Muito legal! 

10 comentários:

  1. Olá, Ka!

    Que ótimo tema para o Por Corner! Afinal se tem um cara que é pop, esse cara é Sylvester "Rocky" Stallone. E temos que nos render a ele: o primeiro "Rocky" é uma obra-prima, que fez juz ao Oscar recebido.

    E na categoria "mais legal", eu fico com "Rocky IV". A trilha sonora, especialmente as músicas de Vince DiCola, são fantásticas! Confesso (baixinho para ninguém ouvir) que são músicas que até hoje eu lembro quando preciso de uma "forcinha" a mais e o corpo parece não obedecer. Realmente, Rocky é mesmo o ícone pop da autoajuda!

    Muito bacana o texto. Gostei demais!

    Um abraço!

    Adelson (TD Séries)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Adelson! Legal que gostou!
    Sabe que eu também me inspiro com a trilha do filme para vários estímulos: não só para me exercitar, mas também para fazer um trabalho difícil, por exemplo...
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Apesar de alguns altos e baixos, a série de filmes é marcante, principalmente o original.

    A fórmula gerou diversas imitações, inclusive "Karatê Kid", dirigido pelo mesmo John G. Avildsen de "Rocky - Um Lutador".

    Até mais

    ResponderExcluir
  4. Quando comecei a ler, parecia que estava vendo ele dizer isso... rs
    É, Rocky, é tudo de bom. Um dia desses assisti a todos de novo. Tem a cara da minha infância... rs
    Um cheiro grande (de novo).

    ResponderExcluir
  5. O primeiro filme q assisti no cinema foi RAMBO 2 A MISSÃO, Desde então virei fã de cinema e claro dos filmes do Stallone.
    Lembro q assisti ROCKY 4 no extinto cinema Tangará em Santo André, naquela época a fila para ver o filme dobrava o quarteirão.
    Nunca me esqueci q na cena final de ROCKY 4 qdo os personagens se levantavam para aplaudir a vitória de Rocky sobre o russo, toda a pláteia do cinema tangará tb se levantou e bateu palma, inclusive EU kkkk Aquilo foi emocionante e inesquecível !!!
    Parabéns pelos comentários sobre ele e o filme estão bem explicados, sei disso pois sou fã da dele e dos filmes ;-)

    ResponderExcluir
  6. Lembro de ter assistido ROCKY 4 no extinto cine Tangará em Santo André, naquela época a fila dobrava o quarteirão p ver o filme. Nunca me esqueço q no final do filme qdo os personagens se levantam p aplaudir a vitória de Rocky sobre o russo toda a platéia do cinema tb se levantou e aplaudiu tb o filme... Aquilo foi emocionante e inesquecível pra mim!!!
    Parabéns pelo post esta bem explicado, sei disso pois sou fã dele e dos filmes ;-)

    ResponderExcluir
  7. É impossível não pensar que Sly não tenha cometido um pequeno erro: será que Rocky Balboa não era brasileiro?
    O seu afinco e dedicação frente à uma realidade cotidiana trágica é bem tupiniquim.
    Essa série de filmes é simplesmente magnífica, talvez o III deixe um pouco a desejar, mas, nada que coloque a série entre uma das melhores do cinema, talvez apenas a Starwars fique empatada em nível de grandeza.
    Quem teve infância entre os anos 70 e 80 com certeza tem na memória o tema de treinamento, o da escadaria como um profundo registro na alma.
    Parabéns KA, seu texto foi ótimo é muito profundo. Concordo em gênero, número e grau com vc!!!!

    ResponderExcluir
  8. É impossível não pensar que Sly não tenha cometido um pequeno erro: será que Rocky Balboa não era brasileiro?
    O seu afinco e dedicação frente à uma realidade cotidiana trágica é bem tupiniquim.
    Essa série de filmes é simplesmente magnífica, talvez o III deixe um pouco a desejar, mas, nada que coloque a série entre uma das melhores do cinema, talvez apenas a Starwars fique empatada em nível de grandeza.
    Quem teve infância entre os anos 70 e 80 com certeza tem na memória o tema de treinamento, o da escadaria como um profundo registro na alma.
    Parabéns KA, seu texto foi ótimo é muito profundo. Concordo em gênero, número e grau com vc!!!!

    ResponderExcluir
  9. É impossível não pensar que Sly não tenha cometido um pequeno erro: será que Rocky Balboa não era brasileiro?
    O seu afinco e dedicação frente à uma realidade cotidiana trágica é bem tupiniquim.
    Essa série de filmes é simplesmente magnífica, talvez o III deixe um pouco a desejar, mas, nada que coloque a série entre uma das melhores do cinema, talvez apenas a Starwars fique empatada em nível de grandeza.
    Quem teve infância entre os anos 70 e 80 com certeza tem na memória o tema de treinamento, o da escadaria como um profundo registro na alma.
    Parabéns KA, seu texto foi ótimo é muito profundo. Concordo em gênero, número e grau com vc!!!!

    ResponderExcluir
  10. É impossível não se emocionar ao ver qualquer um dos filmes da série, talvez um pouco menos no III. Mesmo assim, não é algo que prejudique a epopeia como um todo.
    Quem teve a infância entre os anos 70 e 80 e teve um cachorrinho, naquele momento, com certeza já fez aquela corrida até o alto de uma escadaria. Assim como a música tema ficou marcada com um profundo registro na alma.
    É, com certeza, uma das maiores séries do cinema, igualada talvez em nível de grandeza com a série Starwars.
    Adorei seu texto KA... realmente Balboa é inspirador!!!! Parabéns!

    ResponderExcluir